Papais e Mamães, sejam Marido e Mulher, SEMPRE!

Hoje o Sosseguinho vem lembrar a todos os casais que antes de terem filhos, um dia vocês foram marido e mulher, namorados.


Logo que se tem um filho, as coisas mudam muito na dinâmica familiar. A mãe precisa se dedicar quase que inteiramente ao filho, o marido se sente um pouco enciumado (principalmente se for o primeiro filho). A autoestima da mãe também não vai muito bem nessa época, em geral, e a vaidade fica um pouquinho de lado, né?

Tudo bem... não vale a pena entrar em crise porque todo mundo sabe que é um período de ajustes, inseguranças, cansaço e, claro, muita felicidade.

O problema é que, embora a autoestima feminina e a disposição tendam a melhorar com o passar dos meses, muitos casais simplesmente esquecem de seus papéis anteriores. O que acontece com o tempo é que a esposa deixa de dar a atenção que o marido quer e espera que ele entenda que agora vocês têm um filho e que a atenção deve ser dele. O marido por sua vez, depois de convidar a esposa para fazer alguma coisa algumas vezes e levar assintosas negativas, acaba por desistir. Com isso, o casal acaba se afastando e deixa de ter aquela amizade ou cumplicidade que tinha antes.

Então a dica do Sosseguinho hoje é para retomar esse namoro gostoso. Claro que isso depende da rede de apoio que você tem mas, se você não tem uma avó ou tia por perto para pedir esse favorzinho, provavelmente terá uma amiga com filhos pequenos. Aliás, ofereça-se para ficar com os dela em outro dia para que ela possa fazer a mesma coisa.

Sabemos que você vai sentir um monte de medos, dúvidas e angústias, né? Vai mesmo e as saídas podem não ser tão prazerosas nas primeiras vezes por causa disso mas, com o tempo, você verá que seu filho pode passar algumas horinhas longe de você para você se divertir com o maridão.

Mas aí vão algumas dicas para te ajudar

  1. Defina uma meta. Ex: sair sozinhos uma vez por mês
  2. Arrume alguém de confiança. Pode ser sua mãe, sogra, empregada, babá, amiga, etc. O importante é que você saiba que essa pessoa seguirá suas orientações pois isso a deixará mais tranquila. Se for necessário, divida os filhos entre casas de conhecidos com crianças das mesmas idades.
  3. Estenda aos poucos suas saídas. Se você fica muito angustiada, comece saindo de dia no final de semana para tomar um sorvete. Conforme for ficando mais segura, estenda seus passeios.
  4. Não se preocupe com o assunto. Muitos casais acham que quando saem não devem falar sobre os filhos. Não se preocupe com isso. Procure falar de outras coisas mas, se o assunto for nessa direção, não se martirize. Filhos são uma grande parte de suas vidas e é natural que falem e lembrem-se deles.
  5. Invista em vocês. Já que as saídas não são tão frequentes, compre uma blusinha nova, ou um par de brincos, coloque um saltinho. Faça da data um momento especial.
  6. NÃO SE SINTAM CULPADOS
Quais são os motivos que você não conhece para sair com seus parceiros?
  1. O aumento de cumplicidade e demonstração de carinho entre vocês, o que melhora a ideia que seus filhos têm de família.
  2. O romance (ou a falta dele) que seu filhos virem entre seus pais é o que eles vão procurar em seus parceiros pois essa é a maior referência de relacionamento que terão.
  3. Pais que se namoram e conversam mais, costumam não discutir sobre as decisões na frente dos filhos (pois já conversaram sobre elas antes), o que geram menos confusão na cabeça da molecada.


Então, vamos marcar aquela saidinha?