Dicas para viagem com crianças




Hoje o Sosseguinho traz dicas de como ter uma viagem mais tranquila com crianças. Vamos começar separando os tipos de viagem:

1) Carro: essas viagens podem parecer piores a primeira vista mas o carro permite a você decidir quando e onde deve parar para esticar as pernas. A desvantagem é que elas são mais longas do que de avião. Nessas viagens há algumas coisas que não podem ser deixadas de lado. Principalmente quando se viaja com crianças, deve-se fazer uma revisão do carro e verificar o estepe. Além disso, sempre leve bastante água potável e uma lanterna. Você não vai querer estar despreparado em uma emergência.

2) Avião: Embora as viagens sejam mais breves, o espaço nos aviões está cada vez mais restrito e isso pode tornar as coisas um pouco complicadas, principalmente porque você terá que evitar que seus filhos incomodem os outros passageiros (eles não têm a menor obrigação de entender que viajamos com crianças). Não fique com a criança dentro do avião antes do necessário. Ao invés de embarcar correndo, aguarde a última chamada. Quanto menos tempo dentro do avião, menos irritada a criança. Em aeroportos também é interessante o uso de uma harness para a segurança de sua criança. Existe o tipo de peito (algumas parecem uma mochilinha) ou a de pulso, para crianças mais velhas. Elas evitam que seus filhos se afastem enquanto você fica com as mãos livre para pegar documentos, carregar malas, etc. Para bebês de colo as sugestões são o sling ou o canguru.












Decidiu o roteiro e meio de transporte? Vamos às dicas que facilitarão sua vida:

a) Carregue uma bolsa de mão com lanches fáceis, babadores descartáveis (podem ser encontrados no Mercado Livre ou lojas de importados), folhas de papel toalha já destacadas em um saquinho plástico daqueles com fecho de abre-fecha, lenços umedecidos, álcool gel e um vidrinho de sabonete líquido. Isso, claro, sem contar fraldas, caso necessárias. Mesmo se for de carro, deixe essa bolsa sempre à mão.

b) Leve sacolinhas de lixo pequenas. Elas servem para guardar fraldas sujas até que ache um lixeiro ou roupas sujas.

c) Leve distrações: você não deve descartar alguns brinquedos que dêem segurança à criança mas, é interessante levar umas surpresinhas. São brinquedinhos novos. Não precisa ser nada de caro, apenas objetos que vão distrair as crianças até que elas os descubram por inteiro. Um DVD auto-motivo também não é nada mal mas lembre-se: nada de filmes agitados pois podem excitar as crianças, o que não é bom em espaços confinados.



d) Quando viajar de carro, planeje suas paradas. O melhor é sair ainda de madrugadinha ou (se você não se importar) na hora das crianças dormirem. Desta forma, você aproveita para rodar o máximo possível com eles quietinhos dormindo. Lembre-se que o segredo para ter crianças calmas é gastar a energia delas. Programe paradas de cerca de uma hora. Leve uma colcha ou toalha grande para armar o piquenique e escolha um lugar onde as crianças possam correr ou brincar num parquinho/praça. Vale até levar uma bola para jogar com eles ou uma pipa para empinar. Dessa forma, toda a família desestressa. Ao fim da parada, leve todos ao banheiro ou troque as fraldas, coloque roupinhas limpas após lavar rostos, pés e mãos e retome a viagem. Acredite, pode parecer perda de tempo para alguns (principalmente papais) mas vai tornar sua vida mais fácil!!!

e) Ao arrumar as malas, principalmente as que você vai precisar no meio da viagem, separe os itens por tipo em saquinhos de fecho abre/fecha. Eles são transparentes, o que facilita sua visualização e vão fazer sua bolsa estar sempre arrumada, mesmo que você tenha que revirá-la com uma criança no colo.


f) As viagens de avião são mais rápidas mas você precisará que as crianças fiquem mais quietas para não incomodar os "vizinhos". Livros são uma boa pedida nesse caso. Você pode sentar entre as crianças e contar histórias emocionantes que os deixarão concentrados. Faça as vozes e interprete. Algumas risadas vão incomodar menos que chutes e gritos, né? Se seus filhos são maiores, essa é a hora de tirar o gameboy da bolsa. Vídeos nos celulares, brincar de fotografar (sem flash, por favor), jogos de conectar os pontos e revistinhas de colorir também são ótimas opções. Mas não pense que você vai cochilar e eles brincarão calmamente. Tem muito mais chance de dar certo e de evitar brigas se os pais se revezarem participando da brincadeira.


g) Trocadores de avião e de paradas de estrada são sofríveis e não são o tipo de lugar que tem espaço suficiente ou higiene suficiente. Leve sempre um trocador portátil e quando dobrá-lo, já coloque uma ou duas fraldas, lencinhos e pomada no meio. Isso cria um Kit-trocador que evitará que você tenha que levar a bolsa toda. A criança está suja? Tudo bem! Com uma mão você abre a bolsa, tira seu kit e vai ao trocador.













h) Está amamentando? Ótimo! Sua vida será mais fácil. Não? Leve as porções de leite em pó já separadas em potinhos e as de água dentro das mamadeiras ou copinhos. Isso facilita sua vida. Uma criança com fome é uma criança insuportável. Desta forma você não precisa de ninguém, já está com tudo à mão. Terminada a mamada, pegue uma das sacolinhas e coloque a mamadeira usada para não vazar na bolsa. Nunca espere seu filho ficar com fome. Alimente-o em intervalos regulares e, por favor, evite os salgadinhos. Leve biscoitos integrais (o sustentarão por mais tempo), suquinhos em caixinha (tome cuidado ao ler o rótulo. Nesse link você tem a diferença entre suco, néctar e refresco: http://pt.wikipedia.org/wiki/Suco), frutas (você deve levá-las lavadas e descascadas ou até cortadinhas em saquinhos ou potinhos de porções individuais), uvas passas, etc.



Porções individuais de leite




i) Para crianças que já vão ao banheiro, evite o pesadelo do contato com o banheiro público. Você pode utilizar protetores se assento. Eles podem ser colocados sem que você encoste no assento do vaso e proteje suas crianças. Elas terminaram? Fácil! Você retira e joga no lixo. O banheiro não tem sabonete? Lembra que eu disse para carregar um vidrinho de sabonete líquido e álcool em gel? Problema resolvido!




Deixei alguma coisa de fora? Por favor, comentem aqui qual seu maior medo ou insegurança quando pensa em viajar com as crianças e daremos as dicas que pudermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário