Hora da Tarefa Escolar


Hoje a Dica do Sosseguinho é para mamães e papais de mocinhos e mocinhas. A hora da tarefa é um dos maiores motivos de estresse para os pais. Então, aí vão suas dicas preciosas.

1) Escolha um horário para o início. Esse deve ser um no qual a criança está com a cabeça fresca. Se ele(a) estuda de manhã, deixe que almoce e se quiser, descanse por cerca de uma hora. Depois, tarefa! E se estuda à tarde, o melhor horário é de manhã cedo (reparem que crianças que estudam à tarde, ainda assim devem acordar cedo... até umas 8:00).

2) Defina um horário mínimo para o fim: Nada de fazer a tarefa correndo e ir brincar com tudo mal feito. Determine o tempo que seu filho precisa para fazer a tarefa bem feita e deixe claro que ele não vai poder brincar antes desse horário. Assim, ele não correrá tanto com a tarefa e prestará mais atenção.

3) Incentive e elogie bastante qualquer comportamento apropriado. Não fique dando recompensas mas abrace e coloque seu filho para cima quando fizer as coisas corretamente: "filho... que legal! Você hoje só teve um errinho na tarefa! Logo vai conseguir acertar tudo de primeira!" ou "que capricho... sua letra está muito bonita".

4) Estabeleça consequências para o mal comportamento: Não brincar fora de casa naquele dia ou não jogar video-games se não concluir as tarefas.

Quer ajuda? Tire suas dúvidas com o Sosseguinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário