Quando irmãos brigam


Irmãos que brigam muito são um sofrimento para os pais. Nosso sonho é sempre de que as crianças vão se dar bem, ser grandes companheiros, certo? No entanto, freqüentemente vejo pais reclamando sobre como seus filhos vivem implicando um com o outro e se batendo. A casa vira um inferno. Os pais tentam mediar, separar, castigar, etc. As crianças choram, brigam mais e a coisa vai ficando feia.

Calma! Antes de mais nada, saiba que brigas entre irmãos são uma parte normal do desenvolvimento da criança. Mas, se as coisas estão ficando feias demais, aqui vão algumas dicas:

1) Não interfira em discussões que não partiram para o lado físico
2) Não admita xingamentos ofensivos entre os irmãos
3) No caso de enfrentamento físico, separe as crianças para que se acalmem e depois coloque as duas em posição de negociarem o que querem com calma

Agora... o mais importante é descobrir o porquê das brigas. Em geral, há dois motivos básicos: ciúmes e disputa de poder. No primeiro caso, os pais devem separar as crianças e dá-las atenção individualizada. Pode ser um dia especial em que o outro filho vai para casa de um amiguinho ou parente. Expliquem a todos os filhos o que vai acontecer e disponham do mesmo tempo para cada filho, mesmo que em dias diferentes. Ou, podem dividir a família: enquanto o papai sai com um, a mamãe sai com outro e em outro momento invertem as duplas. Você verá que quanto maior a atenção que eles ganham, menores as brigas.

No segundo caso, realize atividades que incentivem o companheirismo, mostrando que cada um é melhor em uma coisa e que devem ser um time e não oponentes. Façam uma caça ao tesouro, leve-os para soltar pipa (um empina e o outro cuida da linha - depois invertam), etc.

Está precisando de mais ajuda? Quer contar seu caso específico? Entre em contato com o Sosseguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário