Ansiedade Infantil

Um dos maiores problemas encontrados hoje em dia é a ansiedade infantil. Crianças muito novas têm crises de pânico, não ficam sozinhas, acordam apavoradas no meio da noite e ficam agitadíssimas perante um evento planejado.

Como podemos evitar isso? Preservar as crianças de coisas para as quais elas não estão preparadas, como telejornais e conversas de adultos, além de atividades físicas e uma rotina muito bem estruturada são pilares para a redução da ansiedade infantil.

Imaginem como seria se nunca tivéssemos a menor noção do que aconteceria em nosso dia e tudo que pudéssemos fazer fosse esperar pelo que os outros quisessem fazer. Certamente teríamos muito mais ansiedade do que temos quando já acordamos sabendo as obrigações e atividades que temos planejadas, certo?

Assim também ocorre com as crianças. Desde muito novinhas elas já se sentem mais seguras quando têm uma boa noção do que vai acontecer (e em que ordem) no seu dia. Pode parecer meio "militar" mas, ter uma rotina com horários bem definidos pode eliminar muitos, senão todos, os sintomas de ansiedade de muitas crianças. Muitos pais também costumam pedir muito a opinião dos seus filhos, mesmo quando ainda são bebês - "o que você quer comer?" ou "onde você quer ir?". Crianças não têm maturidade suficiente para fazer tais escolhas. As opções devem ser simples e colocadas de vez em quando pois, o que parece ser uma escolha trivial para nós, pode parecer a escolha de uma vida para alguém tão pequeno.

Quer montar uma rotina bem estruturada para sua família? Entre em contato com o Sosseguinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário