Quando os bebês batem


Uma grande parte das crianças, ao longo do segundo ano de vida começa a dar tapas no rosto dos pais ou outras crianças, principalmente quando são contrariadas. Muitos pais não sabem lidar esses tapas que seus bebês desferem. Acontece que esses tapas são, na verdade, formas de expressão.

Por volta de um ano e meio de idade, as crianças normalmente ainda não são fluentes na linguagem falada mas, já desejam expressar sua insatisfação ou frustração. Isso pode fazer com que elas acabem batendo nas outras pessoas. Como essas crianças podem ainda não ter compreensão suficiente para que lhes seja aplicado um castigo do tipo "cantinho da reflexão", os pais devem tomar outras atitudes para coibir esse comportamento e evitar que torne-se um hábito.

Quais podem ser essas atitudes? O mais eficaz é repreender a criança no momento exato que ela bate.

  • Segure firmemente a mão da criança.
  • Olhe em seus olhos e baixe o tom de voz, deixando-a mais grave
  • Diga de forma séria que esse comportamento não é aceitável
  • Depois, volte sua voz ao tom natural e fale que carinho é um comportamento bonito enquanto passa a mãozinha do bebê levemente em seu rosto (ou no da pessoa em que ele bateu).
  • E o mais importante de tudo: nunca bata em seu filho! Se você lhe dá tapinhas para mostrar o que ele não pode fazer, ele certamente dará tapas quando você ou outra pessoa fizer o que ele não quer.


Desta forma, seu filho logo entenderá que essa forma de comunicação não é aceitável e procurará outras formas de se expressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário