A volta à escola


Bom dia!

Hoje vamos falar de um assunto muito importante para mães de pequeninos esse mês. A dica vai valer tanto para mamães e papais que vão deixar seus filhotes na escola pela primeira vez ou para aqueles que vão levá-los de volta para a aula.

Primeiro, se você está ansiosa com essa data, relaxe! Todos nós passamos pelo primeiro dia de aula e sobrevivemos, né? Ou você acha que nenhum dos seus familiares ou amigos nunca chorou ao ver a mamãe ir embora da escola?

Enfim, se seu filho é dos que fica nervoso quando você se afasta, prepare-se psicologicamente. A parte mais importante disso é a escolha da escola. Se você não estiver satisfeita com ela, vai balançar quando seus filhos disserem que não gostam dela.

Muita gente me pergunta qual a melhor escola para colocar os filhos. Mas, a verdade é que, a melhor escola é aquela que combina com sua família. A que brinca como se brinca em casa, a que disciplina como se disciplina em casa, etc. Não adianta colocar a criança numa escola Waldorf, por exemplo, se você dá fast food todo dia para a criança ou só compra roupas dos personagens preferidos. Procurem escolas com os mesmos valores que os seus.

Escolhida a escola, leve o filhotinho para escolher o material. Mas faça isso num dia em que esteja com paciência para deixar que a criança se envolva no processo. Separe duas ou três opções de cada material, que caibam no seu orçamento e deixe que seu filho escolher entre elas.

Encapem os cadernos juntos, personalizem estojos, e montem a mochilinha toda e, no primeiro dia de aula, saia de casa animadamente, sem se abalar com choramingos.

Na escola, leve seu filho até a porta da sala. Se preciso for, acorde uns minutinhos mais cedo. Esse contato mais próximo com a professora faz com que ela conheça vocês, permite troca de ideias e você vê o que efetivamente acontece dentro da escola. Percebo que muitos pais simplesmente param o carro, entregam as crianças aos porteiros e vão embora. Participe mais ativamente da escola de seus filhos. Isso é muito importante.

Ao chegar a hora da despedida, não enrole. Quanto mais esse momento se prolongar, mais dramático será. Dê um abraço animado em seus filhos, um beijo e diga para eles brincarem bastante, que logo será hora de você pegá-los.
Afaste-se e vá embora sem olhar para trás. Em geral, as professoras conseguirá distraí-los em pouco tempo. Não demonstre dúvidas, mesmo que as tenha. Poupe seus filhos de suas inseguranças pois eles já tem as deles. Mais tarde você pode telefonar ou passar na secretaria para saber como eles estão passando.

Caso a adaptação (ou readaptação) seja difícil, você pode buscá-lo mais cedo do que o horário estipulado. E cada dia pode buscá-los um pouquinho mais tarde até que aguentem ficar o horário todo.

Se precisarem, deixem seus comentários contando a experiência.

4 comentários:

  1. e as vezes, qdo vc pensa que vai ser um sufoco deixa-los la na escola, vc descobre q não é nada disso. Lennon qdo foi a escola pela primeira vez, chegou no portão, pegou a tia pela mão e se mandou nem olhou pra tras... kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Quando deixei a Sassá pela primeira vez na escola ,quem quase chorou fui eu! Ela nem me deu tchau, agora ela me abraça e dá tchau ...quando volto pra buscá-la vem toda feliz que larga a mochila pra tráz !

    ResponderExcluir
  3. Estela, adora a escola, também nem me dá tchau. Quando reconhece o caminho, já fica gritando toda feliz!Tem dias que vou buscá-la e ela não quer vir embora.
    *_*

    ResponderExcluir
  4. Pois é meninas, há crianças que são mais soltas. E não há motivo para não ser. Afinal, a escola é um lugar cheio de crianças e brinquedos. Qual é a criança que não gosta disso?

    É que às vezes, a apreensão da mãe, acaba por se transferir para a criança que se sente insegura. Por isso a mamãe e o papai devem estar muito seguros com a escolha da escola ou não deixar transparecer a insegurança.

    ResponderExcluir