Os descanso diurno das crianças

O Sosseguinho hoje vem para falar dos descansos dos pequenos.

Hoje em dia são cada vez mais raros os pais que mantêm os cochilos tão necessários para os nossos filhotes. Quando o bebê nasce, dorme a maior parte do dia. Com o tempo, começa a tirar uma soneca durante a manhã e outra durante a tarde. O que acontece, geralmente, em seguida, é que a criança começa a dar trabalho para dormir à noite e os pais automaticamente culpam os cochilos diurnos e os diminuem ou abolem.

No entanto, esses problemas para dormir, normalmente são fruto da falta de rotina, da ansiedade de separação e da vontade de participar mais das atividades da casa por causa do aumento da percepção da criança. Em casos raros a criança tem falta de sono.
Privadas as crianças destes cochilinhos, tornam-se mais irritadiças e passam grande parte das tardes em birras, brigas com os irmãos ou atividades destrutivas.

Como solucionar esse problema? O segredo de uma criança calma é uma criança descansada.
Então, mesmo se seu filho já for maiorzinho, você pode fazer com que ele faça atividades mais tranquilas depois do almoço.

Diminua a luminosidade do quarto e peça que ele brinque lá. Forneça nesses momentos binquedos mais lúdicos como lápis de cor e um bloco de chão, quebra-cabeças ou livros. Atenção: evite a TV e os games. Deixe a criança curtindo essa calma sozinha por cerca de uma hora e depois retome as atividades rotineiras.

É muito comum que a criança acabe dormindo ao ver-se em ambiente calmo.
Mesmo que não durma, a criança acaba acalmando e retomando forças para passar o resto do dia bem-humorada.