Programas de Televisão para as Crianças



Bom dia, pessoal

Você que segue o Sosseguinho a partir de agora vai ter duas dicas semanais muito importantes. Todas as segundas, divulgaremos dicas de segurança para evitar acidentes com as crianças. As dicas são da Criança Segura.

E, todas as quintas, você terá uma dica para facilitara sua vida e melhorar a vida da sua família e para criar crianças seguras, independentes e bem-resolvidos.

Hoje a Dica do Sosseguinho é sobre os programas de televisão que você coloca seus filhos para assistir. O que eles vêem? Discovery Kids? Tv Globinho? Cartoon? Galinha Pintadinha?

Tudo bem que esses canais e programas tem um programação direcionada para as faixas etárias de suas crianças. Mas, por acaso você acha que isso não traz problemas a elas?

Quando você entra em uma loja de brinquedos acompanhada dos filhos, para onde eles correm? Provavelmente para as prateleiras cheias de produtos com suas personagens preferidas (e que custam o dobro do preço), não é?

E ao imitar os heróis da televisão eles se dão espadadas das entre si e tiros imaginários além de tentar subjugar uns aos outros? Essas são brincadeiras que infelizmente, banalizam a violência e fazem com que as crianças se acostumem com ela.

Além disso, os desenhos para essas crianças já vem com a lição de moral pronta, o que priva a criança de refletir sobre o assunto e tirar suas conclusões lentamente, de acordo com suas próprias capacidades (como ela poderia fazer com um livro, por exemplo). Esse raciocínio inicial e que, pode parecer muito lento aos pais, é o que vai gerar na criança o senso crítico e a capacidade de dedução.

Tá, Renata, tudo bem... mas eu preciso fazer as coisas pela casa e, de vez em quando, preciso colocar as crianças para assistirem televisão, para que eu tenha um tempinho. Se nem os programas da idade delas são legais, o que eu coloco?

Você vai, provavelmente, torcer o nariz e franzir a testa ao sinal da minha sugestão mas, já experimentou colocar um documentário sobre a natureza? As lindas imagens da vida selvagem prendem muito a atenção dos pequenos e não estimula o consumismo infantil ou competição.

E além de tudo, ensina seus filhos desde cedo como funciona a natureza, o que fará com que eles, mais tarde, preservem mais o meio-ambiente. Afinal, a gente só gosta do que conhece e só cuida daquilo que gosta, certo?

E para mostrar que o que eu falo, já testei aqui em casa, olha minhas pequeninas vidradas!

Se você tem TV a cabo, pode encontrá-los na National Geographic, GloboSat e Discovery. Se não, basta ir até a locadora mais próxima e experimentar.

Depois me contem se funcionou, ok?

Ah... E um